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E-commerce

O que é e-commerce?

Computador, celular e internet: é tudo que você precisa para comprar e vender on-line. Parece fácil, não é? Porém, é necessário ter conhecimento das diversas possibilidades que estão inseridas dentro desses pequenos aparelhos, porque elas podem ser a grande chave para a porta do sucesso.

Afinal de contas, o que é e-commerce?

E-commerce (eletronic commerce) nada mais é do que um comércio eletrônico capaz de possibilitar a compra e venda pela internet. Nele são efetuadas transações comerciais eletrônicas, realizadas a qualquer momento, independente do dia, hora e local em que você esteja.

O que de fato surpreende no e-commerce, são as possibilidades de comerciantes pequenos expandirem suas vendas, conseguindo assim, vender seus produtos para uma grande quantidade de consumidores, mesmo que eles não morem perto de sua loja.

Se você acredita que somente os vendedores menores desfrutam dessa possibilidade de venda, está enganado!

O e-commerce possui um conjunto de aplicações que englobam diversos tipos de negócios, por exemplo: sites destinados a consumidores, organizações e serviços. Inclusive, podemos mencionar empresas como a Puma e a Broadway, que utilizam plataformas de e-commerce para realizarem suas vendas. Seus sites são acessados constantemente, atingindo ótimos percentuais de acessos diários.

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Afinal de contas, o que é e-commerce?

Tudo começou pela internet…

O surgimento da internet foi capaz de ocasionar mudanças desde o início de seu reconhecimento. Até a década de 70, as compras eram realizadas apenas em lojas, porta a porta ou por telefone. Nessa época, o único conceito de e-commerce se dava por meio dos processos de execução de transformações comerciais.

As transformações eram feitas em um ambiente eletrônico, empregado pelo setor bancário para realizar operações EDI (Eletronic Data Interchange), responsáveis pela transferência de documentos. Além disso, outra solução financeira que também já existia desde o surgimento da internet é o EFT (Eletronic Funds Transfer), um sistema operacional encarregado de realizar Transferências Eletrônicas de Fundos.

Tudo começou pela internet…

O surgimento da internet foi capaz de ocasionar mudanças desde o início de seu reconhecimento. Até a década de 70, as compras eram realizadas apenas em lojas, porta a porta ou por telefone. Nessa época, o único conceito de e-commerce se dava por meio dos processos de execução de transformações comerciais.

As transformações eram feitas em um ambiente eletrônico, empregado pelo setor bancário para realizar operações EDI (Eletronic Data Interchange), responsáveis pela transferência de documentos. Além disso, outra solução financeira que também já existia desde o surgimento da internet é o EFT (Eletronic Funds Transfer), um sistema operacional encarregado de realizar Transferências Eletrônicas de Fundos.

embalagens para e-commerce

O e-commerce é o “antigo” mais atual que você encontrará!

Todos devem pensar que o e-commerce é novidade. No entanto, ele não é tão jovem assim, de tal forma que seja possível ser mais antigo que a famosa WWW (world wide web). O crédito dessa grande invenção é dado ao inglês Michael Aldrich, que em 1979 inventou todo o sistema de compras on-line.

Na época, Michael trabalhava para a empresa britânica Rediffusion Computers, e os testes de execução foram realizados em uma televisão modificada, ligada à uma linha telefônica. Junto com a televisão, estava um computador, também modificado, utilizado para transações em tempo real, que atuava juntamente com a interface de teletexto, utilizada por televisões e jornais como serviço informativo televisivo.

Algumas curiosidades:  Linha do Tempo da formação do e-commerce

Para compreender melhor a história do e-commerce, acompanhe a Linha do Tempo:

1970 – Transações EDI e EFT começam a ser realizadas;

1979 – Michael Aldrich inventa o primeiro shopping on-line que permite transações eletrônicas com B2B B2C;

1987 – Swreg cria a primeira conta digital eletrônica, permitindo assim, que desenvolvedores de software vendessem on-line;

1994 – A Pizza Hut faz a primeira venda registrada pela internet;

1995/2000-  É anunciado o primeiro produto no Ebay; Amazon inicia suas atividades; Magazine Luiza, Livraria Cultura e Lojas Americanas foram as pioneiras de e-commerce no Brasil; Dell é a primeira empresa a faturar U$ 1,000,000 em vendas on-line;

2003- Ebay compra PayPal;

2010- Surge o mobile commerce (m-commerce) – um comércio eletrônico que pode ser operado diretamente em celulares e tablets que possuem conexão com a internet.

2012– O social commerce – comércio realizado por meio das redes sociais – torna-se uma tendência de mercado;

2013-2021 – O E-commerce continua evoluindo em compras por mobiles, coletivas, privadas, e na categoria social commerce.

*Informações retiradas do artigo acadêmico: E-COMMERCE, de Herbert Garcia de Mendonça. Houveram acréscimos e modificações.

Quais são os benefícios do e-commerce?

Hoje em dia, é provável que os consumidores façam compras tanto no ambiente on-line, quanto no off-line, e tudo isso iniciou a partir do momento em que as pessoas passaram a se familiarizar com as redes. Como resultado da familiarização com a internet, elas começaram a visualizar o e-commerce como uma possibilidade de fazer compras.

Resumindo: o e-commerce virou nosso amiguinho do coração! <3

Quem não gosta de fazer compras no conforto de casa? Isso é muito prático. Em primeiro lugar, quem sai lucrando é o consumidor, porque ele pode filtrar os melhores preços, qualidades e prazos de entrega. Entretanto, você, vendedor, também é capaz de lucrar muito!

Empreendedores atualizados sabem que é de extrema importância estarem por dentro das inovações tecnológicas, para assim utilizá-las em suas vendas. E todos nós compreendemos que o e-commerce é capaz de suprir essa necessidade tecnológica, justamente porque a plataforma possui diversos recursos qualificados para fazer sua empresa prosperar.

De que maneira funciona o e-commerce?

De antemão, o próprio significado já esclarece: é um comércio eletrônico. Por meio dele as empresas realizam vendas, compras e transações on-line, sejam elas feitas pelo celular, notebook ou tablet!

Em casos de B2C, o cliente acessa o site da empresa ou marca, visualiza a vitrine, viaja pelo ambiente do e-commerce e escolhe seus produtos.

No B2B também não é diferente, ainda mais que a ideia é a mesma: navegar em uma loja e comprar os produtos desejados. A única coisa que a distingue do tipo B2C são as relações entre as empresas, ou seja, é uma empresa comprando algum produto de outra empresa!

Para que você possa entrar no mundo do e-commerce, é necessário que utilize uma plataforma, ela será responsável pela composição geral do seu site, e funcionará como um serviço de hospedagem, tornando suas vendas muito mais inovadoras e práticas!

B2C e B2B: Tipos de e-commerce:

B2C e B2B, o que é isso?!

B2C (business to consumer): Ocorre quando a relação do e-commerce se dá entre empresa e consumidor. A interação acontece entre a organização (businesse o cliente (consumer). É o tipo de e-commerce mais comum na atualidade!

Para título de curiosidade: as empresas pioneiras de B2C foram: americanas.com, amazon.com e dell.com! Bacana, né?

Mas e o B2B, como funciona?

B2B (business to business): Como já era de se imaginar, o B2B ocorre entre organização e organização (business to business)! É definido pela compra e venda de serviços e produtos entre empresas on-line.

Uma das gamas mais comuns desse tipo de e-commerce, é a venda por atacado, mas existem outras possibilidades que possuem relações com operações financeiras, créditos entre empresas ou ativos financeiros.

Atualmente, o mercado competitivo visualiza o B2B como uma necessidade, já que grandes empresas utilizam o canal para realizarem inúmeras transações.

Plataforma de e-commerce: por que eu preciso?

A princípio, se você está inserido no mundo das vendas, saiba que ter uma plataforma de e-commerce é praticamente uma questão de necessidade! No momento em que estamos, as maiores empresas do mundo vendem on-line, justamente porque o nosso consumo tecnológico diário permite isso.

E por qual motivo você precisa dela?

Abaixo será apresentando um ranking de três motivos para você adquirir uma plataforma, e, sem sombra de dúvidas, eles serão mais que suficientes para você colocá-la como prioridade na lista de afazeres da sua loja!

Em primeiro lugar: É por meio dela que você poderá utilizar os melhores mecanismos persuasivos para atrair clientes!

Em segundo lugar: Os valores de manutenção são muito mais baixos do que os de uma loja física!

Em terceiro lugar: Você potencializa e expande suas vendas, levando-as para todos os lugares do Brasil de uma forma barata, prática e inovadora!

E aí, está esperando o quê?

Hospedagem? O que é isso?

Calma, sabemos que isso parece algo um pouco complexo. Mas, no entanto, é mais simples do que você imagina!

Resumindo de forma descomplicada: é o local onde o site fica hospedado. 

Em outras palavras, é como se a hospedagem fosse o terreno de uma casa, e a casa, por exemplo, é seu o site. O terreno – que é a hospedagem – servirá de base para você construir a sua casa – que é o site.

Nós da Uoou, possuímos hospedagens nos servidores da Amazon, um dos melhores sistemas de hospedagem disponíveis no mercado, justamente porque queremos que o e-commerce funcione em alta performance, fazendo com que os clientes tenham uma jornada de compra fluida e agradável. Saiba como funciona nossa infraestrutura.

E se decido comprar uma plataforma, quais funcionalidades a minha loja virtual terá? 

Caso você decida comprar uma plataforma, saiba que terá muitos benefícios. Observe abaixo, uma lista das principais funcionalidades de uma plataforma de e-commerce:

  • Ter uma vitrine on-line: Ela será apresentada na página inicial do seu site! Com o uso das melhores opções de layout, sua loja ficará totalmente personalizada;
  • Toda a parte responsável pelos pedidos é automática: o consumidor consegue realizar suas compras sozinho, de um modo rápido e prático;
  • Facilidade no recebimento de pedidos: Você recebe todos os dados do cliente e da entrega, o que facilita muito o processo de separação de pedidos. O cliente também recebe mensagens automáticas referentes à aprovação do pagamento e processo de rastreamento do objeto;
  • É possível criar vários tipos de promoções para chamar vendas: promoções com cupons de desconto ou limitadas.

Legal, né? Tudo isso automatiza e diminui o trabalho manual, facilitando a organização dos pedidos, estoques e entregas! 

Não tenho uma plataforma: quais problemas posso estar desenvolvendo a longo prazo?

Saiba que sua loja, por consequência de não possuir uma plataforma de e-commerce, poderá vir a desenvolver alguns problemas com o passar do tempo. Por exemplo: Com o aumento da demanda das vendas on-line, seu negócio poderá diminuir o faturamento.

Se sua empresa só está disponível nas redes sociais, mais cedo ou mais tarde ela poderá vir a ter um estouro de vendas, e, possivelmente, não conseguirá atender todos os pagamentos e envios, gerando insatisfações aos clientes, fazendo com que eles desistam de comprar em sua loja.

As pessoas têm muito acesso à informação, não é mesmo? Então, caso sua loja fique apenas no ambiente físico, é provável que ela não consiga atingir percentuais de lucro. Afinal, por conta da falta de informações, divulgações e acessibilidade os clientes passarão a se afastar, procurando outros concorrentes que forneçam mais qualidade de atendimento.

Fica a dica: É de extrema importância pensar no e-commerce como uma evolução! 

O e-commerce no Brasil:

O e-commerce no Brasil tem crescido em níveis impressionantes!

Segundo os dados da Ebit|Nielsen, o e-commerce brasileiro atingiu mais de 87 Bilhões em vendas no ano de 2020. Outro fato importante, é que os novos consumidores também são responsáveis por esse aumento: pelo menos 13,2 milhões são novos consumidores do e-commerce, totalizando um aumento de 29% em relação ao ano de 2019.

Comparando dados de 2019, podemos observar que em 2020 tivemos 17,9 milhões de consumidores a mais, o que acaba nos deixando de queixos caídos!

Outra coisa que não ficou de fora foi o ticket médio, que teve uma grande evolução! Em 2019, o ticket médio dos consumidores recorrentes foi de R$ 434,00, e no ano de 2020 atingiu R$ 453,00! Sua evolução foi de  R$ 404,00 (2019) para R$ 443,00 (2020).

Você ainda está em dúvida após observar todos esses aumentos do e-commerce no ano de 2020? Não?! Então está esperando o quê? Venha para o mundo do e-commerce e expanda suas vendas!

Referências e textos-base:

DE MENDONÇA, Herbert Garcia. Comércio eletrônico. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC , v. 4, n. 2, pág. 240-251, 2016.

MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. E-commerce: origem, desenvolvimento e perspectivas. 2013.

Fonte de dados: Ebit | Nielsen Webshoppers 43. Disponível em: https://www.ebit.com.br/

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